Liberte-se do controle: um caminho para fortalecer sua autoestima e construir relações saudáveis
- Kleriane Napp Ribas
- 27 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de mar.

Se alguém não te inclui, não te responde ou se afasta, o que você faz? A primeira reação pode ser insistir, buscar explicações ou até tentar mudar a situação. Porém, muitas vezes, o melhor caminho é reconhecer que algumas coisas estão fora do nosso controle. A teoria "Let Them", criada por Mel Robbins, sugere que, ao invés de lutar contra a maré, é mais saudável permitir que as relações fluam naturalmente.
O desafio de deixar ir
Eu sei que não é fácil. Aceitar que não podemos controlar as ações dos outros pode ser doloroso. Queremos ser valorizados, reconhecidos e amados. Mas, quando aprendemos a focar no que está ao nosso alcance – nossas emoções, escolhas e relações saudáveis – encontramos mais leveza e liberdade.
"Deixar ir" não significa desistir das pessoas ou não se importar. Pelo contrário, significa respeitar o espaço e os sentimentos do outro sem que isso afete sua autoestima. Isso nos ajuda a focar naquelas relações que são recíprocas e nutritivas, reconhecendo que quem realmente quer estar ao seu lado vai permanecer, sem que você precise implorar por isso.
O impacto nas relações e no bem-estar
Relacionamentos saudáveis são baseados na reciprocidade, e reconhecer isso nos ajuda a direcionar nossa energia para conexões que nos trazem alegria e satisfação. Se alguém precisa ser convencido a ficar, essa relação já está pesando mais para um lado do que para o outro. Ao insistir, muitas vezes nos desgastamos emocionalmente e acumulamos estresse, nos afastando do que realmente importa: nosso próprio bem-estar.
Por isso, praticar a ideia de "deixar ir" é um processo. Aos poucos, você percebe que não precisa correr atrás de quem não demonstra interesse. Em vez disso, pode direcionar sua energia para construir relações mais equilibradas e genuínas.
Como começar a aplicar essa ideia?
💙 Aceite o que não pode controlar – Se alguém se afasta, respeite. Isso não diminui o que vocês compartilharam.
💙 Observe a reciprocidade – Concentre-se em quem também quer estar na sua vida. Relações significativas são um caminho de mão dupla.
💙 Cuide da sua energia emocional – Perceba quando algo está te esgotando e permita-se soltar o que pesa.
💙 Acolha seu processo – Não se cobre para "deixar ir" de uma hora para outra. Isso se torna mais natural com o tempo.
A terapia pode te ajudar nesse caminho
Se você sente que deixar ir é difícil, que a necessidade de controle ou a insegurança te impede de construir relações saudáveis, a terapia pode ser um espaço para olhar para essas questões com mais acolhimento e compreensão. Você não precisa passar por esse processo sozinho(a).
Se quiser dar esse passo, estou aqui para te acompanhar. 💙